Pater Josef Kentenich Portraits

Informação sobre o processo de beatificação e canonização

O processo de beatificação e canonização do Padre Kentenich foi aberto em Trier, a 10 de Fevereiro de 1975.

Entrevista sobre o processo de beatificação

O P. Eduardo Aguirre, postulador no processo de beatificação do P. Joseph Kentenich desde 2017 (ver foto à direita), responde a perguntas sobre o estado do processo.

Roma, 15 de Julho de 2022

Qual é o estado actual do processo de beatificação do P. Kentenich?

- Antes de mais nada, algumas informações e dados em geral:

  • O processo de beatificação do P. Kentenich encontra-se ainda na fase diocesana (na diocese de Trier, Alemanha), embora o estudo da sua vida e obra esteja muito avançado.
  • Dos seus escritos publicados e não publicados (cartas, notas de conferência, escritos pessoais, etc.), compreendendo quase 100.000 páginas, cerca de 32.000 documentos foram catalogados. A investigação foi realizada em 111 arquivos eclesiásticos e civis em vários países.
  • Aproximadamente 200 pessoas que conheceram pessoalmente o Pe. Kentenich e trabalharam com ele foram ouvidas como testemunhas.
  • A "fama de santidade" do Pe. Kentenich é generalizada. Até agora, pessoas de mais de 90 países contactaram o “Secretariado - Pe. Kentenich” na Alemanha. Já foram documentadas quase dois milhões de "orações ouvidas".
  • Tudo isto exigiu uma enorme quantidade de trabalho, que já dura há 47 anos. Alguns aspectos desta investigação ainda não estão totalmente concluídos, pelo que a fase diocesana ainda não pode ser fechada.
  • Desde o início de 2020, tem sido possível pesquisar nos arquivos do Santo Ofício - agora o Dicastério para a Doutrina da Fé. Não se deve esquecer que o P. Kentenich viveu 14 anos no exílio devido às medidas administrativas do Santo Ofício.
  • Terminada a fase diocesana, segue-se a fase vaticana ou romana, na qual toda esta enorme quantidade de documentos, escritos, protocolos... do processo têm de ser enviados ao Dicastério para as Causas dos Santos em Roma, onde são examinados, confirmados e avaliados. Normalmente, isto leva um par de anos. Este Dicastério tem a tarefa de verificar se o Servo de Deus (este é o nome dado à pessoa cuja vida é examinada durante um processo) viveu heroicamente as virtudes cristãs, levando uma vida santa. Se isto for confirmado, o Dicastério pode propor ao Santo Padre que o Servo de Deus seja declarado "Venerável".
  • O passo seguinte seria a beatificação do Venerável Servo de Deus. Para isso é necessário que seja reconhecido um milagre acontecido pela intercessão do Pe. Kentenich. Se for referido um possível milagre, é necessário iniciar um novo processo para investigar o caso. Isto também tem uma primeira fase, na diocese onde o milagre ocorreu, recolhendo todos os documentos, testemunhos e estudos relevantes. Depois vem a fase romana, na qual os documentos têm de ser verificados e confirmados a fim de se chegar a um julgamento final. Se o milagre for confirmado e aprovado pela Congregação, o Papa pode beatificar o venerável servo de Deus.
  • Para que um "beato" seja canonizado, ou seja, para ser venerado mundialmente como santo na Igreja, deve ser aprovado um segundo milagre.

 - Sobre a actual discussão em relação ão Pe. Kentenich:

  • No início de Julho de 2020, surpreendentemente e após a abertura dos arquivos do Dicastério para a Doutrina da Fé do período do Papa Pio XII, foram publicadas em alguns meios de comunicação social em Itália e na Alemanha supostas acusações contra o Pe. Kentenich de abuso de poder e comportamento imoral em relação ao Instituto das Irmãs de Maria, do qual era o seu fundador e director. Estas acusações foram feitas de forma jornalística e sem uma fundamentação séria, tentando provar que esta era a razão pela qual o fundador foi separado da sua fundação e enviado para o exílio nos Estados Unidos.
  • Estas acusações e a forma como foram feitas causaram dor e, em parte, confusão no Movimento de Schoenstatt. Ao mesmo tempo, punha-se em questão o processo de beatificação do Pe. Kentenich.
  • Tendo em conta estas acusações, gostaria de fazer referência a algumas declarações e respostas que foram dadas por organismos responsáveis e representativos do Movimento de Schoenstatt desde Julho de 2020. Elas podem ser encontradas em www.schoenstatt.com e em www.schoenstatt.de.
  • As últimas notícias sobre o processo: A 3 de Maio de 2022, o Bispo de Trier, Stephan Ackermann, emitiu um comunicado no qual anunciava a suspensão do processo diocesano de beatificação do Pe. Kentenich. Roma (o Dicastério para os processos de beatificação e canonização) não teve qualquer influência nesta decisão.
  • Desde esse dia, foram feitas declarações pela Presidência Geral de Schoenstatt, pelas Presidências Nacionais de vários países, e também por mim como postulador, sobre o significado e as consequências para a Causa do Padre Kentenich.
  • A suspensão do processo de beatificação do Pe. Kentenich não significa que a Causa do Pe. Kentenich esteja encerrada e terminada. Ela permanece agora num estado de “suspenso”, de "stand-by", no sentido de que o Bispo Ackermann não tomará mais iniciativas, nem fornecerá mais recursos financeiros de Trier para a promover. "Suspensão" neste contexto significa que o bispo e aqueles que agem em seu nome não estarão activamente envolvidos no processo a partir de agora.
  • Ele espera e pede que se continue a investigar de forma exaustiva, objectiva e transparente, a fim de esclarecer as acusações que foram feitas recentemente contra o Pe. Kentenich. O Bispo Ackermann, deixou claro que o processo pode ser retomado quando estiverem disponíveis novas provas que respondam satisfatoriamente a todas as questões em aberto.
  • Por conseguinte, por parte da Família de Schoenstatt, pode-se continuar a difundir a "fama de santidade" do Pe. Kentenich como antes; com prudência e respeitando as directivas da Igreja e tendo o cuidado de não adiantar o juízo da Igreja sobre a santidade do Pe. Kentenich.
  • Como se pode ver pelas declarações da Presidência Geral do Movimento de Schoenstatt, foram tomadas várias iniciativas e estão a ser feitos sérios esforços na Família de Schoenstatt - a vários níveis e através de várias equipas - para investigar a vida e obra do Pe. Kentenich com renovada seriedade, para a tornar mais transparente e para chegar a uma elaboração rigorosa deste período da história de Schoenstatt. Esta é uma consequência muito importante e positiva da situação actual.
  • Neste sentido, face aos desafios que Schoenstatt enfrenta devido ao questionamento do Pe. Kentenich, é de grande importância compreender mais profundamente as razões das suas acções e do seu confronto com o Santo Ofício, para interiorizar o seu carisma e a sua missão, a fim de chegar a uma maior clareza e dar a conhecer a sua contribuição profética para o nosso tempo.

O que significaria uma beatificação e canonização do Fundador para o Movimento Apostólico de Schoenstatt?

A sua canonização significaria o reconhecimento e confirmação pela Igreja de que o Pe. Kentenich viveu as virtudes cristãs de forma exemplar; que se tornou um santo seguindo Cristo, que foi dócil e aberto à acção do Espírito Santo e que cumpriu fiel e consistentemente a vontade de Deus na sua vida.

Desta forma, a Igreja pode apresentá-lo como um modelo de santidade e mostrar o seu exemplo de vida como um caminho de santidade para os homens e mulheres de hoje.

Também - e isto parece-me ser especialmente importante - a Igreja reconheceria a importância e relevância do carisma que o Pe. Kentenich recebeu como um dom e missão de Deus para o nosso tempo. Desta forma, a Igreja estaria ainda mais aberta a aceitar e apreciar a mensagem de Schoenstatt; a sua espiritualidade e a sua pedagogia da fé, com que Schoenstatt quer contribuir para a Igreja no terceiro milénio e na "nova evangelização".

Para a Família de Schoenstatt, a beatificação e canonização do Fundador seria um forte incentivo para trabalhar ainda mais e mais responsavelmente para tornar vivo o carisma do Pe. Kentenich na Igreja; para o seguir no seu caminho de santidade e para cumprir a missão que Deus nos confiou através dele.

Esperamos também que com a beatificação e canonização do Pe. Kentenich, a fonte de graças de Schoenstatt - a Aliança de Amor com Maria e o Santuário - assim como a sua espiritualidade, a sua pedagogia e as suas várias iniciativas apostólicas sejam reconhecidas como património da Igreja.

Que iniciativas existem no Movimento de Schoenstatt para apoiar o processo de beatificação do Padre Kentenich?

Pode dizer-se com certeza que a Família de Schoenstatt em todo o mundo está a rezar pela beatificação do seu Fundador. A isto acresce o compromisso fiel na Aliança de Amor com Maria na realização da missão de Schoenstatt.

Através da oração e do conhecimento da história de vida do Pe. Kentenich, cresce uma ligação pessoal com ele, confiando que está no céu e pode interceder por nós.

Em países onde Schoenstatt tem atingido um certo nível de desenvolvimento, é estabelecido um "Secretariado do Padre Kentenich" com o objectivo de difundir a sua "fama de santidade". Para o efeito, são publicadas orações pela sua beatificação, novenas, boletins e outros materiais. Além disso, o secretariado recebe os pedidos de oração confiados à intercessão do Pe. Kentenich e recolhe relatórios sobre as "orações ouvidas".

O secretariado central está localizado em Schoenstatt, Alemanha, e é dirigido pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt.

Nos últimos cinco anos, surgiram círculos ou grupos de oração em 20 países, interligados pelo WhatsApp e envolvendo mais de 2.000 pessoas. Através de orações diárias, visitas ao santuário, tempos de adoração e outras ofertas, estes grupos contribuem para o processo de beatificação do Pe. Kentenich. Estes grupos de oração estão em contacto com os respectivos secretariados nos diferentes países.

Em geral, nas comunidades organizadas de Schoenstatt, é promovido o estudo, elaboração e divulgação do legado espiritual do Padre Kentenich, e são constantemente desenvolvidas iniciativas para a sua aplicação em obras concretas que contribuam para a realização do seu carisma. Assim, têm surgido obras sociais, escolas, actividades pastorais e apostólicas, livros, etc., nos diferentes países onde Schoenstatt está presente.

Como já tem sido mencionado, devido à actual controvérsia em torno do Pe. Kentenich, a investigação e o debate sobre a sua pessoa, obra e carisma intensificaram-se significativamente em Schoenstatt. Assim, este ano, estão a ser publicados uma série de documentos, geralmente inéditos, numa série de vários volumes, fruto da investigação acima referida.

Por que razão seria valioso para a Igreja universal ter o Padre Kentenich entre os santos canonizados?

Para que o seu carisma possa ser aceite e ser fecundo para a Igreja do "terceiro milénio". O importante não é tanto o reconhecimento da santidade pessoal e individual do Padre Kentenich, mas sim que com isto se valorize e se assuma a contribuição de Schoenstatt para uma pedagogia da fé que responda aos desafios do tempo presente e às necessidades pastorais da nova evangelização. Trata-se de formar um "homem novo" numa "nova comunidade" na Aliança de Amor com Maria, nossa Mãe e Educadora; um verdadeiro cristão com um espírito claramente apostólico, numa Igreja que tem de ser "Família de Deus" e "estar em saida", como diria o Papa Francisco.

O Pe. Kentenich esforçou-se por formar personalidades capazes de unir a realidade natural com o sobrenatural na vida quotidiana; personalidades que procuram viver um cristianismo capaz de integrar o humano e o divino e de criar uma nova síntese cultural que ostente o selo de Cristo. A fé não é algo separado da vida normal, nem é uma opção variável que pode ser dispensada sem grandes consequências. Na nossa visão cristã do mundo, que é fundada e flui da verdade de Cristo, a nossa fé e apego a Ele deve sustentar, iluminar e animar a vida familiar, o trabalho, as amizades e a vida social, as actividades económicas, a ciência, a arte e a política... e tudo o que constitui a nossa existência e gera cultura.

Foi neste sentido que o Pe. Kentenich quis dar um contributo desde Schoenstatt. Ele queria formar líderes cristãos que trabalhassem com um sentido eclesial para uma nova evangelização no meio do mundo de hoje.

Ao reconhecer o carisma do Padre Kentenich, abrir-se-iam as possibilidades de oferecer a Aliança de Amor com Maria e o Santuário de Schoenstatt como uma fonte frutífera de graças e um presente para toda a Igreja. Desta forma, Schoenstatt poderia contribuir ainda mais decisivamente para a missão da Igreja para a nova evangelização no novo milénio.

P. Eduardo Aguirre
Postulador

Formas de promover o processo:

  • Oração para o avanço do processo de beatificação.
  • Conhecer, viver e proclamar o carisma do Pe. Kentenich.
  • Transmissão de material informativo e textos de oração relacionados com a causa.
  • Relato de testemunhos em relação ao Pe. Kentenich, petições e orações ouvidas.
  • Apoio financeiro através de donativos.